sexta-feira, 2 de março de 2012

DEFINIÇAO DE AMBIENTES AQUATICOS

Ecossistema aquático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Ecossistemas aquáticos abrangem os ecossistemas aquáticos continentais, como rios, lagos, lagoas e geleiras; assim como os recursos hídricos subterrâneos que são os lençóis freáticos e reservatórios subterrâneos, como por exemplo o Aquífero Guarani, existente na América do Sul; e também os ecossistemas marítimos e costeiros, como manguezais e restingas, nas áreas costeiras de mares e oceanos.
Segundo a Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA), os ecossistemas aquáticos são analisados de acordo com o bioma ao qual pertencem, como a floresta amazônica, a caatinga, o cerrado e o pantanal, a mata atlântica e os campos sulinos, e a zona costeira e marinha. Significa todos os ecossistemas aquáticos, que tem um corpo de biótopo de água, tais como: mares, oceanos, rios, lagos, pântanos e assim por diante. Os dois mais importantes são: os ecossistemas marinhos e de água doce dulce.1
A quantidade, as variações e regularidade das águas do rio são de grande importância para as plantas, animais e pessoas que vivem ao longo de seu curso. A fauna dos rios é de anfíbios, peixes e uma variedade de invertebrados aquáticos.
Rios e suas planícies de inundação sustentar ecossistemas diversos e valiosos, não só pela qualidade da água doce para suporte de vida, mas também para as muitas plantas e insetos que mantém e que formam a base das cadeias alimentares. No leito dos rios, os peixes alimentam de plantas e insetos são comidos por aves, anfíbios, répteis e mamíferos.
A água fresca do rio tem uma grande variedade de composição. Como a composição química depende, em primeiro lugar, o que a água pode dissolver o solo, executando, é o solo que determina a composição química da água.
Se o solo é pobre em sais solúveis e minerais, mas a água é baixa em sais e minerais. E, inversamente, se o solo é rico em materiais químicos solúveis, boa parte de sua riqueza vai tornar a água com que ele irá conter minerais, muitos mais.
Que é crucial para os tipos de vida vegetal e animal não pode ser desenvolvido.
As principais adaptações de plantas e animais estão diretamente relacionados às características físicas da água, que estão em permanente contato com organismos vivos no ambiente aquático.
Ecossistemas lênticos, lóticos, as zonas húmidas. A partir da "água movimento", lembra-se uma divisão dos ecossistemas de água doce:
Ecossistema pantanal: áreas onde o solo está saturado com água ou inundadas parte do ano. Este é o lugar onde ela é chamada de água salobra como para a exploração e gestão das águas interiores.
Ecossistema lêntico: a água é parada ou de baixo fluxo, tais como lagos, lagoas, pântanos e reservatórios.
Lóticos ecossistema (Latin lótus, particípio de pia, para lavar) sistema de água em rios, córregos e nascentes. Há também zonas costeiras, bentónicos e pelágicos.
Ícone de esboço

Nenhum comentário:

Postar um comentário