sexta-feira, 2 de março de 2012

Ecossistema aquatico-Amazonia

             Ecossistema aquatico-Amazônia


A área de drenagem do Rio Amazonas, somada a do Rio Tocantins, totaliza mais de 6,8 milhões de Km², caracterizando-se como a maior do mundo. Para se ter idéia da sua dimensão, ela corresponde a cerca de 1/3 da área total da América do Sul. A descarga amazônica representa 20% de toda a água doce que alimenta os oceanos do planeta por todos os rios.
A dimensão da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas e a sua grande heterogeneidade ambiental são razões de fundamental importância para a manutenção de sua alta diversidade. O número de espécies de peixes encontradas na Bacia do Rio Amazonas, segundo estimativa de Roberts (1972) supera 1.300, quantidade superior à encontrada nas demais bacias do mundo.
Ambientes como as corredeiras e os pequenos igarapés dos Escudos Cristalinos das Guianas ou do Brasil; o canal principal dos rios e os diferentes tipos de áreas alagadas pelas cheias dos rios; florestas e savanas periodicamente alagadas pela chuva; e, áreas costeiras alagadas pelas marés, abrigam não somente espécies endêmicas, mas também sustentam grande biomassa de peixes, exploradas pela pesca artesanal ou de subsistência.
Não há informações seguras sobre ameaças, desaparecimento ou extinção de espécies de peixes na Amazônia Brasileira. Porém é constatado a diminuição, ou mesmo o desaparecimento local de algumas espécies, devido à pesca intensa ou a alguma alteração ambiental, como desmatamento da floresta marginal, mineração no canal do rio ou represamento.
O quadro, a seguir, apresenta as biotas aquáticas e seus correspondentes níveis de importância para a conservação da Biodiversidade Aquática da Floresta Amazônica. Observa-se que a indicação de extrema ou a de muito alta importância biológica baseou-se na ocorrência de fenômenos biológicos especiais, tais como: a presença de peixes anuais e/ou cavernículas; e, a elevada diversidade filética e de endemismo.
Identificam-se como ações prioritárias para a conservação e a utilização sustentável da diversidade biológica do sistema aquático da Amazônia Brasileira a realização de estudos sobre a taxonomia, biogeografia, biologia e ecologia das espécies endêmicas a determinadas regiões e das espécies migradoras, e a identificação de ações para proteger e manejar os seguintes ambientes: áreas alagadas da Planície Amazônica (várzeas e igapós); áreas alagadas, corredeiras e cabeceiras do Escudo das Guianas (rio Negro, Trombetas, Jarí, Araguari e outros); áreas alagadas, corredeiras e cabeceiras do Escudo do Brasil (rio Tocantins, Xingu, Tapajós e afluentes do rio Madeira); e, encostas dos Andes (rio Amazonas, Madeira, Purus, Juruá e Japurá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário